18.7.07

M&M'S

O segmento dos confeitos não seria o mesmo sem a marca M&M’s, bolinhas de chocolate envoltas em casquinhas coloridas. Apoiada em um eficiente marketing, a marca conseguiu popularizar seu produto, fazendo de seus personagens, que parecem ter alma, tão conhecidos e famosos quanto Mickey Mouse. Uma alegria que contagia até mesmo quem não gosta de confeitos.
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A história
Quem poderia imaginar que a idéia para os M&M’s nasceu no cenário da Guerra Civil Espanhola? A lenda conta que, durante uma viagem à Espanha, o comerciante Forrest Mars encontrou soldados que estavam comendo grãozinhos de chocolate envoltos em uma casca açucarada dura, evitando assim que eles derretessem. Inspirado por essa idéia voltou à sua cozinha e inventou a receita para o M&M’s. Vendido ao público pela primeira vez em 1941, os M&M’s tornaram-se os favoritos dos soldados americanos servindo na Segunda Guerra Mundial. Embalados em tubos de cartolina, foram vendidos aos militares como um lanche conveniente, porque suportava bem viagens sob qualquer clima. A cores originais dos confeitos eram o marrom, amarelo, vermelho, laranja, verde e violeta. O nome M&M’s surgiu de “Mars & Murrie” (pois o parceiro de negócios de Forrest Mars era Bruce Murrie). No final dos anos 40, eles foram trazidos em abundância para o público, que deu a eles uma excelente recepção. Em 1948, a embalagem mudou do tubo para o característico saquinho marrom conhecido hoje, e no ano seguinte a cor violeta seria substituída pelo bronze. Quando a América do Norte entrou nos anos 50, M&M’s tornaram-se parte do vocabulário americano, devido à expansão da televisão. E foi somente nesta década, em 1950, que a letra “M” passou a ser impressa nos confeitos em cor preta. Em 1954 a cor do “M” passou a ser branca como nos dias de hoje. Em 1976, os M&M’s vermelhos foram retirados da tradicional mistura de cores, devido à controvérsia pública a respeito dos corantes de alimentos vermelhos. Esse corante vermelho não era utilizado nos M&M’s. Porém, para evitar a confusão na mente dos consumidores, o confeito vermelho foi retirado da mistura. Neste mesmo ano, a cor laranja foi adicionada à mistura dos M&M’s Amendoim, juntando-se ao vermelho, verde e amarelo, que foram adicionados em 1960 a cor marrom já existente.
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Em 1981, o produto foi escolhido pelos astronautas do primeiro ônibus espacial para serem incluído em seus suprimentos. Uma linha especial de produtos para os dias festivos foi desenvolvida no início dos anos 80. Essas novas misturas de cores sazonais incluíam as cores verde e vermelha nos M&M’s Chocolate ao Leite de Natal, e cores pastéis para a Páscoa. Ainda durante os anos 80, a marca acelerou a sua expansão internacional, entrando primeiramente no mercado europeu. O ano de 1987 foi muito importante na história da marca. O vermelho voltou à tradicional mistura de cores, atendendo a intensos pedidos dos consumidores. Outro momento histórico para marca ocorreu durante o verão de 2000. Foi decidido, depois de tantos anos, que os M&M’S Chocolate ao Leite eram bons demais para serem chamados de “Simples” (expressão americana para designar o item) e toda a embalagem passou por uma mudança de denominação, de Confeitos de Chocolate Simples M&M’S para M&M’S Chocolate ao Leite. O anúncio foi feito pelo tagarela personagem Vermelho, afirmando que era ele quem vinha fazendo toda a campanha por essa mudança já há um bom tempo. A cor lilás foi introduzida no ano de 2002 através de uma votação que envolveu consumidores de 200 países.
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A linha do tempo
1954
● M&M’S Peanut Chocolate
(identificado pelo saquinho de cor amarela), a versão feita de Amendoim.
1988
● M&M’S Almond Chocolate
(identificado pelo saquinho de cor bege), a versão feita de amêndoas, que foi lançada inicialmente como um produto sazional. Devido ao enorme sucesso, o produto passou a integrar a família M&M’S em 1992.
1990
● M&M’S Peanut Butter Chocolate
(identificado pelo saquinho de cor vermelha), a versão feita com manteiga de amendoim.
1995
● M&M’S MINIS Chocolate ao Leite para forno
, adicionando uma alegria colorida de chocolate ao mundo da culinária.
1996
● M&M’S MINIS Chocolate
, versão menor dos confeitos, vendida em tubos de plástico, contendo cerca de 100 confeitos, com tampa em seis cores diferentes.
● M&M’S COLORWORKS, um caleidoscópio de mais de 20 brilhantes e coloridos M&M’S Chocolate ao Leite. Os amantes dos confeitos podiam criar, pela primeira vez, sua própria mistura de cor personalizada para adicionar sua cor particular a cada ocasião especial.
1997
Inauguração da M&M’S World, a primeira loja temática da marca na cidade de Las Vegas.
1998
● M&M’S Crispy (identificado pelo saquinho de cor azul), a versão crocante e maior do M&M’S. A resposta ao novo produto foi impressionante.
2000
● Megatubos M&M’S MINIS, primeiro produto king-size de chocolate para crianças.
2005
Introdução do My M&M’S Milk Chocolate, onde os consumidores poderiam colocar mensagens nos confeitos, podendo escolher entre 21 cores diferentes, sendo que 17 delas podiam ser personalizadas. As frases mais escolhidas para serem gravadas foram “I Love You” e “Marry Me”. A mensagem vinha gravada de um lado e o tradicional “M” no outro.
Mega M&M’S, confeitos 65% maiores, na versão normal, e 45% na versão amendoim, com seis novas cores. Esta versão havia sido lançada no ano anterior com o nome de “Ogre-Sized M&M’s” para promover o filme Shrek 2.
2006
Lançado oficialmente o M&M’S Dark Chocolate (identificado pelo saquinho de cor roxa), a versão feita com chocolate amargo.
● M&M’S White Chocolate Pirate Pearls, a primeira versão feita com chocolate branco lançada por tempo limitado, á princípio, em conjunto com a Walt Disney World para promover o filme “Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest”.
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Os famosos personagens
Em 1954, os universalmente amados personagens e o famoso slogan “M&M’s melt in your mouth, not in your hand” (O chocolate que derrete em sua boca, não em sua mão) debutaram no primeiro anúncio de televisão da marca. Surgia assim os personagens “Vermelho” e “Amarelo”. Doze anos mais tarde ocorreu a primeira aparição destes personagens nas embalagens do produto, reforçando o apelo da marca, pois os personagens tornaram-se cada vez mais conhecidos através de anúncios em revistas e na televisão. Em 1995, mais de meio século depois dos confeitos terem aparecido, os consumidores de toda a América do Norte ajudaram a escrever um novo capítulo na história da marca. Um super evento de marketing solicitou aos americanos que votassem na nova cor que apareceria na tradicional mistura de M&M’s. A escolha incluía o azul, o rosa, a púrpura ou nenhuma cor. O azul conquistou uma vitória esmagadora, com 54% dos mais de 10 milhões de votos depositados, surgindo assim o personagem azul. O ano de 1996 será lembrado por muitos fatos positivos. A campanha de propaganda da marca utilizando os personagens subiu como um foguete para a primeira posição entre mais de 60 campanhas avaliadas pelo jornal USA Today. Os personagens tornaram-se um sucesso entre os consumidores ultrapassando em popularidade Mickey Mouse e Bart Simpson (Fonte: Marketing Evaluation, Inc.). Em 1997, o primeiro personagem feminino debutou no mercado, era a cor verde, que pela primeira vez ganhava ares e características femininas. Essa multifacetada mulher dos anos 90 estrelou um grande número de comerciais populares. Verde viajou pelos Estados Unidos promovendo a sua autobiografia, “Não Derreto para Ninguém” (Melt For No One), e rapidamente alcançou o mesmo status de celebridade de seus colegas masculinos, os personagens Vermelho, Amarelo e Azul. O personagem laranja foi adicionado a este colorida turma no ano de 1999 como porta-voz do M&M’S Crispy.
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Lojas coloridas
Em 1997 os personagens multicoloridos M&M’s transcenderam o mundo das embalagens dos confeitos de chocolate para praticamente ganharem vida com a inauguração da M&M’s World, primeira loja temática da marca localizada na cidade de Las Vegas, estado americano de Nevada. A loja, além de vender produtos M&M’s, tinha atrações imperdíveis como um filme em 3D de 7 minutos de duração que narra a aventura da confecção do chocolate M&M’s chamado "Vermelho perde um M", e uma enorme réplica de um automóvel da categoria Nascar, espécie de stock-car americano, pintado nas cores e com os personagens da marca. Esta experiência comercial única apresentava todas as cores e a alegria dos personagens com um merchandising todo especial da marca, comercializando desde camisetas, cuecas e jaquetas até vestidos, joalheria e mobília de design diferenciado.
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Em 2002, foi a vez de um dos endereços mais famosos do mundo, a badalada e moderna Times Square em Nova York, ganhar sua M&M’s World. Com mais de 2.000 metros quadrados repletos de todo tipo de produto da marca, a enorme loja vangloriava-se de ter a maior exposição de M&M’S do mundo, além dos clientes se divertirem preparando seus saquinhos do famoso confeito com uma enorme variedade de a sua disposição. Hoje em dia, crianças e adultos fazem fila para analisar a cor de seu humor num sensor, localizado no segundo andar, onde também é possível ver a enorme personagem verde, de mais de seis metros de altura, caracterizada de Estátua da Liberdade. Recentemente, em 2006, foi inaugurada a terceira loja M&M’s World no moderno shopping Florida Mall na cidade de Orlando, onde bonecos gigantes dos personagens fazem pose para fotos e dão autógrafos para alegria da criançada. Clique nas imagens abaixo para ampliar fotos das lojas.
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Chocolate Is Better In Color
Uma das promoções mais sensacionais e surpreendentes da marca, denominada Great Color Quest, ocorreu em 2003 na virada do ano. Os personagens Vermelho e Amarelo estavam comemorando o Reveillon no programa Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve transmitido ao vivo pela rede ABC, quando no primeiro minuto de 2004, inexplicavelmente, todos os personagens e os M&M’S perderam suas cores vibrantes. Durante dois meses e meio de M&M’s preto e branco, todos se perguntavam se as cores iriam voltar e o que havia acontecido. Milhares de consumidores compraram os 37 milhões de saquinhos de M&M’s para encontrar a seis cores tradicionais do produto. Até que no dia 11 de março, em uma grande celebração na cidade de Los Angeles, a M&M’S anunciou que as cores voltariam, lançando o slogan “Chocolate is Better in Color!”. Os seis consumidores que acharam os M&M’s coloridos durante a promoção receberam o prêmio de US$ 20.000, uma viagem para quatro pessoas para Los Angeles e um Volkswagen New Beetle conversível exatamente na cor do M&M’s achado pelo participante.
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A marca e a NASCAR
A associação da marca com a NASCAR, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, começou em 1999 quando o piloto Ernie Irvan, que já era patrocinado pela empresa Masterfoods, proprietária da marca M&M’S, disputou uma corrida com o carro pintado tematicamente com símbolos e personagens M&M’S para comemorar a inauguração da primeira loja M&M’S World em Las Vegas. O sucesso foi tanto que a marca continuou a parceria com o piloto Ken Schrader. Em 2006 a marca expandiu sua parceria tornando-se patrocinadora oficial da NASCAR.
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A marca no mundo
Os produtos são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo, transformando-se nos confeitos de chocolates mais populares do planeta. Existem 3 lojas M&M’S World localizadas nas cidades de Las Vegas, Orlando e Nova York. Somente nos Estados Unidos, a marca gera US$ 2 bilhões em vendas, sendo líder em sua categoria com 50% a mais do que o principal concorrente. São produzidos anualmente cerca de 146 bilhões de confeitos.
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Você sabia?
O “M” gravado em todos os confeitos é colocado por uma máquina com calibragem sensível, evitando assim que os confeitos se quebrem.
Atualmente o produto poder ser encontrado em 9 versões como o original, crocante, em miniaturas, com amendoim, com amendoim e manteiga, com amêndoa, meio amargo, entre outros.
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Visite: www.m-ms.com